
27 jun CUIDADOS COM A SAÚDE DO IDOSO NO INVERNO
A população mundial está envelhecendo e por causa disso a preocupação com o idoso deve ser prioridade, principalmente no inverno que faz a sensibilidade aumentar, acarretando uma frequência maior de doenças e a necessidade de cuidados especiais.
O envelhecimento está associado a uma menor taxa metabólica e a uma disfunção da regulação da temperatura corpórea. Isso é proporcionalmente relacionado à fragilidade daquele idoso e a sua quantidade de massa magra (musculatura). Com uma água corporal total menor do que a do jovem, o idoso também encontra-se sujeito a sofrer mais facilmente uma variação na temperatura corpórea.
Os diversos problemas relacionados ao clima, podem ser alarmantes, e gerar problemas maiores que muitas vezes podem levar à morte. O melhor remédio ainda é a prevenção, sendo importante adotar algumas medidas simples, tais como:
* Evitar contato com pessoas gripadas e aglomerações, pois o vírus é transmitido pelo ar ou contato físico.
* Não fumar e evitar ambientes poluídos.
* Lavar bem as mãos, pois reduz as infecções.
* Procurar ingerir líquidos – de 6 a 8 copos de água por dia.
* Alimentar-se adequadamente.
* Fazer exercícios físicos regularmente, porém com moderação.
* Conservar a casa bem arejada.
* Manter as vias aéreas superiores livres de secreções, utilizando lenços de papel descartáveis.
* Evitar a automedicação, visto que os medicamentos sintomáticos da gripe contêm, em sua fórmula, substâncias como efedrina, pseudoefedrina e antialérgicos que podem desencadear no idoso hipertensão arterial, taquicardia, arritmias cardíacas e sonolência, com as suas conseqüências.
* Pela mesma razão, evitar o uso de gotas nasais, como vasoconstritores, sem orientação médica.
* Evitar automedicação com antibióticos.
* Controlar o estresse, pois pessoas estressadas contraem gripe e resfriado com facilidade, devido à queda do sistema imunológico.
Portanto, mesmo com todos esses cuidados a infecção aparecer, busque o tratamento devido num serviço de saúde e, lembre-se, um simples resfriado no idoso pode se transformar numa pneumonia se não tratado adequadamente.