13 out 13 de Outubro, Dia do Fisioterapeuta
Define-se a Fisioterapia como a ciência que busca preservar, manter, desenvolver ou restaurar a saúde física de um indivíduo. A prática fisioterápica possui um histórico antigo, mas a profissão só foi regulamentada alguns anos atrás.
Em 1969, o decreto de lei 938, publicado no dia 13 de Outubro, definiu as atividades específicas que um fisioterapeuta deveria desenvolver, além de determinar a obrigatoriedade do curso superior para esse profissional. Os deveres e direitos dos profissionais da Fisioterapia foram definidos em 1975 com a lei n.o 6316.
Durante muito tempo, os fisioterapeutas eram chamados e considerados massagistas por uma grande parcela da população. Porém, graças a um trabalho árduo e muito estudo por parte dessa classe de profissionais, hoje os fisioterapeutas são mais respeitados. Essa profissão, ao longo do tempo, criou novas formas de atuação, práticas e possibilidades.
A rotina estressante e repetitiva que as pessoas levam de uma forma geral, bem como o envelhecimento da população, faz com que o profissional da fisioterapia tome a cada dia uma posição de destaque na área da saúde, tornando-se extremamente necessário para auxiliar as pessoas doentes a retomarem sua vida normal.
Várias são as áreas em que o fisioterapeuta pode atuar, a saber:
Fisioterapia musculoesquelética ou tráumato-ortopedia;
Fisioterapia geriátrica;
Fisioterapia pediátrica;
Fisioterapia neurológica;
Fisioterapia estética;
Fisioterapia cardiorrespiratória;
Fisioterapia em queimados;
Fisioterapia ginecológica;
Fisioterapia angiológica;
Fisioterapia em obstetrícia;
Fisioterapia preventiva;
Pilates;
Hidroterapia;
Equoterapia.
No dia do Fisioterapeuta, temos o dever de parabenizar e valorizar todos esses profissionais que buscam a cada dia proporcionar qualidade de vida para pessoas.