08 set Saiba porque a resistência aos antibióticos é grave.
A proliferação de bactérias que desenvolveram resistência aos antibióticos está se tornando um grave problema de saúde pública. Cada vez morrem mais pessoas por infecções de urina ou respiratórias causadas por bactérias comuns que até recentemente eram facilmente tratadas com medicamentos disponíveis.
O aumento da resistência implica que cada vez mais é preciso recorrer aos chamados antibióticos de último recurso, que são muito mais tóxicos e que, com o tempo, também vão perder a eficácia. Sabia-se que as bactérias tentariam se defender gerando resistências, mas o processo foi acelerado e está sendo muito mais rápido que a capacidade para desenvolver novos antibióticos.
O mais lamentável é que se trata de um problema que nós mesmos criamos porque essas resistências são provocadas principalmente pelo mau uso e o abuso dos antibióticos disponíveis.
Você pode ajudar a prevenir a resistência aos antibióticos tomando o remédio somente quando necessário. Tomar o medicamento sem necessidade, colabora para aumentar o problema, que fica cada vez mais difícil de ser tratado. Lembre-se que os antibióticos não funcionam contra infecções virais, como resfriados ou gripes .
E se você começa a tomar um antibiótico, nunca pule uma dose. Além disso, siga toda a programação medicamentosa que seu médico receitou, mesmo quando você já estiver se sentindo melhor.