Saiba Alguns Mitos e Verdades da Terceira Idade

Cuidar-01.09.2017-blog

Saiba Alguns Mitos e Verdades da Terceira Idade

Vejamos alguns mitos e verdades que acontecem com o corpo quando você alcança a casa dos 60:

✔ Acima de 60 anos devo procurar um geriatra.
Mito. O geriatra é nada menos que um médico generalista com especialização em doenças mais comuns da terceira idade. Como o processo de envelhecimento começa quando somos jovens, é possível ir ao geriatra para acompanhar o avanço da idade, de maneira preventiva.

✔ Pessoas com mais de 60 anos sentem menos sede.
Mito. A estrutura fisiológica em si não causa essa alteração. Muitas vezes, o que acontece é que o idoso perde bastante água por um quadro de incontinência urinária ou devido aos remédios diuréticos.

✔ O paladar muda com a chegada da idade.
Verdade. Assim como os outros músculos, as papilas gustativas, que ficam na língua, tendem a atrofiar. Isso influencia na percepção do paladar. Para compensar essa perda, os idosos tendem a buscar alimentos ora muito doces, ora muito salgados.

✔ Os músculos desaparecem com o passar do tempo.
Verdade. A queda funcional do corpo faz com que aumente a quantidade de gordura, diminua a quantidade de massa magra e ocasione a queda no colágeno. O quadro, normal com o envelhecimento, acontece devido à morte celular e à atrofia muscular. O problema pode ser levemente corrigido com atividade física e alimentação balanceada.

✔ Não existe sexo na terceira idade.
Mito. Uma pesquisa comprova que a qualidade da vida sexual depende muito mais da saúde dos indivíduos do que de suas idades. Mulheres com a saúde defasada afirmaram ter a vida sexual muito menos ativa, enquanto as saudáveis afirmaram ter relações sexuais mais regulares.